• Imagem: FOTO_30082023_SAMU_2.jpg

• Imagem: FOTO_30082023_SAMU_1.jpg

CAPACITAÇÃO NAS BASES DESCENTRALIZADAS DO SAMU REGIONAL COM EQUIPE DO SAMU E PRONTO SOCORRO DE ICÉM

Os Profissionais de saúde do Samu e Pronto Socorro estão sendo capacitados mensalmente e nesta terça- feira, 29 de agosto passaram por cursos de RCP (ressuscitação cardiopulmonar) para aprender as técnicas e procedimentos essenciais de suporte vital em casos de parada cardíaca ou respiratória.  Esses cursos abordam a realização adequada de compressões torácicas, ventilação e uso de desfibriladores, preparando os profissionais para agir de forma eficaz e rápida em situações de emergência.
A formação em RCP é fundamental para salvar vidas e garantir uma resposta adequada a situações críticas. A diretora de saúde, Rosângela Fernandes, explicou que uma das abordagens foi a Reanimação Cardiopulmonar (RPC), que é uma manobra essencial que deve ser praticada quando a respiração e os batimentos cardíacos de alguém param subitamente, os quais acontecem por muitas causas. “Se a vítima recebe RCP adequada, as chances de sobrevivência aumentam significativamente. A educação continuada é a base do aperfeiçoamento do socorrista e o treinamento é importante para que a equipe esteja atenta às novas técnicas, para que possamos oferecer o melhor atendimento à população. Agradeço as enfermeiras Natália Xavier e Izildinha por estarem ministrando o curso aos profissionais da saúde de nosso município ”, acrescentou.