Fique por dentro das notícias de Icém, acompanhe as políticas públicas municipais, as ações e programas da administração.

  • 13/06/2019 - Campeonato Municipal de Futebol Society de Veteranos João Carlos dos Gonçalves dos Santos '' Timelo''
    Campeonato Municipal de Futebol Society de Veteranos João Carlos dos Gonçalves dos Santos '' Timelo''
    Começou o Campeonato Veteranos de Futebol Society
    Reunindo atletas acima de 35 anos, certame municipal teve rodadas de aberturas na sexta-feira, 10 de junho. Com apoio da Prefeitura de Icém, na última sexta-feira, (10/06), o Campeonato Veteranos de Futebol Society cujo jogos aconteceram no mini campo do CRETI- Clube Recreativo dos Trabalhadores de Icém na rodada inicial, a equipe da Colômbia venceu Brasil, pelo placar de 3 x1. O certame prossegueiu no segundo jogo Urugai venceu Chile no placar de 4x1 e no terceiro jogo Paraguai venceu Argentina com o placar de 2x0. Na abertura do campeonato, o secretário municipal de Esportes e Lazer, Paulo Mochiutti, prestou uma homenagem ao patrono do certame, o esportista João Carlos Gonçalves dos Santos, o conhecido Timelo. Ele recebeu uma placa e o reconhecimento pela dedicação com que sempre se empenhou nas competições municipais. Segundo o secretário de Esportes, Paulo Mochiutti, “o objetivo é estimular a interação entre as comunidades e os atletas, promover as práticas de saúde, contribuindo desta forma, para com a melhoria da qualidade de vida dos participantes deste campeonato e agradeço ao apoio da Prefeita Maria de Lourdes , Vice- Prefeito: Dr Salim e todos os envolvidos”, afirma.
  • 31/05/2019 - Reunião Extraordinária COMTUR

    Reunião extraordinária dos conselheiros do COMTUR de Icém, onde discutiu-se futuras melhorias para nosso município. O nosso turismo ganhou força, uma vez que conquistamos o titulo de MIT (Município de Interesse Turístico), onde verbas serão destinadas para melhorias em nossa cidade tivemos tratando de assuntos referentes a revitalização do terminal rodoviário, feira livre, substituições de novos membros do conselho de turismo e plantões das farmácias de nossa cidade.

  • 05/06/2019 - Escolas comemoraram Dia Mundial do Meio Ambiente.

    Escolas comemoraram Dia Mundial do Meio Ambiente
    Diferentes mobilizações foram realizadas na quarta -feira,05 de junho em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Em Icém, alunos da rede municipal de ensino realizaram atividades com o objetivo de refletir sobre questões relacionadas ao tema. Entre eles, a escola professora maria rezende de moraes, desenvolveu um projeto de conscientização ambiental e social, de forma a melhorar o ambiente escolar. A atividade, desenvolvida pela professora de Ciências , Fatima Menezes, com os alunos, consistiu em plantar muda de um coqueiro.Garantindo que as árvores sejam bem cuidadas e cresçam, houve um trabalho de conscientização dos demais alunos. Entre as ações, foram realizadas, culto cívico na sscola antonio pereira, com exebição de reportagem , poesia e apresentação falando sobre a importância do meio ambiente”, relatou a professora.

  • 28/05/2019 - DIA DO DESAFIO 2019 “QUANDO VOCÊ ABRAÇA O DESAFIO, O BEM-ESTAR ABRAÇA VOCÊ”.

    DIA DO DESAFIO 2019
    “QUANDO VOCÊ ABRAÇA O DESAFIO, O BEM-ESTAR ABRAÇA VOCÊ”.
    O Dia do Desafio oferece a oportunidade de mobilização coletiva, por meio da atividade física, para milhares de pessoas em cidades no mundo inteiro. A competição e a cooperação garantem o fortalecimento das alianças e da integração. O trabalho conjunto permite, de um lado, superar a abordagem individualista, valorizando o bem comum e, do outro, cria-se o ambiente para que as pessoas se contagiem para fazer escolhas individuais para sua rotina diária.” Divisão Municipal de Esportes agradece a Escola Municipal de Educação Infantil Abel Terruggi, Escola Municipal do Ensino Fundamental Antônio Pereira, Escola Estadual João Ribeiro da Silveira e Escola Municipal do Ensino Fundamental Professora Maria Rezende de Moraes pela brilhante participação.
    Cidade concorrente de Icém no Dia do Desafio do ano de 2019 " Tuparendi/ Brasil".

  • 30/05/2019 - Icém presente na solenidade de abertura oficial do 23º JORI – Jogos Regionais do Idoso em Santa Fé do Sul.

    Nossos atletas da melhor idade de icém, monitores e comissão técnica participaram nesta quarta-feira,29 de maio da abertura dos Jogos Regionais dos Idosos (JORI), este ano promovido em Santa Fé do Sul, que sediará o evento até o dia 2 de junho. Icém está bem representada por integrantes da Casa da Terceira Idade José Chagas de Matos" Grupo Renascendo para Vida", formada por atletas, que competirão nas modalidades de: malha, bocha, buraco,truco e dominó feminino e masculino, levando na bagagem muita felicidade, disposição e entusiasmo. A Prefeitura Municipal de Icém oferece total apoio aos atletas e deseja sorte a todos, que já são grandes vitoriosos !

  • 21/05/2019 - Campanha “Faça Bonito” traz palestras sobre combate à exploração sexual infantil

    Campanha “Faça Bonito” traz palestras sobre combate à exploração sexual infantil e de adolescentes com o tema: Infância Roubada’’
    Na manhã de segunda-feira, dia 20 de maio, a Prefeitura Municipal de Icém, através do departamento assistência social e centro de referência especializado de assistência social, promoveu a palestra “Infância Roubada ‘’ tratando de assuntos ao Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes Crianças e Adolescentes”, ministrada pelo psicólogo Dorival Alonso Junior. De acordo com a Diretora do Departamento de Assistência Social, Luci Mara Floriano Eufrazio Ismael, nossa campanha realizou de diversas ações de capacitação, passeata e palestra com a participação de todos os beneficiários dos programas sociais reforçando a conscientização de crianças, profissionais e da população em geral. “Isso faz parte de todo um trabalho que desenvolvemos junto com a rede sociocassistencial para orientar e refletir sobre esse tema tão difícil e delicado”, explicou. “Orientamos nossas crianças e adolescentes para que eles não permitam que alguém toque o corpo deles sem permissão. Vamos continuar arregaçando as mangas em prol das nossas crianças e adolescentes”, finalizou.

  • 07/05/2019 - Fundo Social de Icém iniciou venda de cachorro quente solidário

    Fundo Social de Icém iniciou venda de cachorro quente solidário.
    O Fundo Social de Icém iniciou a venda de cachorro quente, neste domingo, 7 de maio após o término da Missa da noite da Paróquia Nossa Senhora D' Abadia, queremos agradecer ao Padre Rafael Oliveira, por ter nos dado a autorização para realizarmos está ação, aos membros do Fundo Social, a prefeita Maria de Lourdes, ao vereador Ulisses Alves por ceder a barraca e a todos que nos ajudaram fazendo suas doações. “ Agradecemos a colaboração da comunidade que foi muito solidária na participacão desta nossa ação solidária. A renda do cachorro quente e demais promoções serão revertidas para a compra de uma nova máquina para fazermos as fraldas geriátricas que temos que entregar todo mês para Unidade Básica de Saúde, que são doadas aos que necessitam ”, finalizou Reni Ramos presidente do Fundo Social de Icém.
     

  • 13/05/2019 - Conselho Municipal de Turismo e Divisão Municipal de Cultura, Turismo e Eventos lançaram projeto de revitalização da feira livre de Icém.
    Conselho Municipal de Turismo e Divisão Municipal de Cultura, Turismo e Eventos lançaram projeto de revitalização da feira livre de Icém.
    Neste sábado, dia 11 de maio, foi implantado na Rua Professor José Maria Rodrigues Batata ‘’ Praça Nossa Senhora D’ Abadia o projeto de revitalização da feira livre de Icém, coordenado pela Diretora de Cultura Turismo e Eventos, Marta Negrão e Conselheiros do Conselho Municipal de Cultura Turismo e Eventos, através de seus membros, Danilo Félix de Miranda que se empenharam para resgatarem a feira de Icém. A iniciativa pretende ser um espaço de comercialização, oferecendo ao produtor e ao mercador a oportunidade de escoar sua produção. Aos consumidores o espaço é mais um local oferecido pela prefeitura de encontrar produtos de qualidade e preço justo. A Feira Livre de Icém, segundo a Diretora de Cultura, Turismo e Eventos, Marta Negrão ,“Fizemos um resgate cultural e estamos dando a oportunidade para que estes produtores tenham a possibilidade de comercializar seus produtos e ter uma fonte de renda e agradeço ao grande apoio da Prefeita Maria de Lourdes e de todos os membros do COMTUR na realização deste nosso projeto de revitalização da feira livre e contamos com a participação na população e visitante para dar o respaldo aos nossos feirantes”, afirmou.
  • 16/05/2019 - Passeata marca “Dia de Luta Contra Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”
    Passeata marca “Dia de Luta Contra Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”
    Com o objetivo de mobilizar a sociedade brasileira e convocá-la para o engajamento contra a violação dos direitos das crianças e adolescentes, 18 de maio foi estabelecido como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Em Icém na manhã desta quinta-feira, (17) foi realizada uma caminhada que percorreu as principais ruas do município, chamando a atenção da sociedade para o Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Em sua grande maioria , os participantes caminharam com cartazes e faixas, em um carro de som, representantes de órgãos e entidades, falavam para a sociedade da importância desse dia. Participaram do ato a Diretora do Departamento de Assistência Social , Luci Mara Eufrazio Floriano Ismael, Conselho Tutelar, Polícia Militar, Centro de Referência de Assistência Social, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, APAE, CREAS- Centro de Referência Especializado de Assistência Social, Projeto Guri, Grupo Renascendo para Vida / 3ª Idade de Icém '' Centro de Convivência do Idoso" ,Prefeitura Municipal de Icém e Escola Professora Maria Rezende de Moraes. De acordo com a diretora municipal de Assistência Social, Luci Mara Eufrazio Floriano Ismael, o objetivo do protesto é lembrar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que é oficialmente no dia 18 de maio. “As crianças são os mais interessados diretos em combater o abuso sexual. É muito importante que a sociedade saiba que estamos lutando contra isso”, finaliza. A Coordenadora do Centro de Referência Especializado de e Assistência Social, Luciana Pereira Canevaroli, agradeceu a colaboração de todos os envolvidos na campanha. “Quero agradecer a todos que estiveram presentes, principalmente às crianças, elas que fizeram bonito aqui hoje plantando essas florzinhas. Agradecer também à Secretaria de Educação que esteve junto com toda a equipe; às crianças do Serviço de Convivência; ao Departamento de Assistência Social, Prefeitura Municipal de Icém e a Polícia Militar que fizeram a escolta de nossa passeata”. Luciana Lembrou que para denunciar basta que o cidadão “Disque 100”, um serviço gratuito que funciona 24 horas, nos sete dias da semana, para receber denúncias de violência contra crianças e adolescentes.
     
    Por que 18 de maio ?
    Neste dia, em 1973, uma menina de 8 anos, de Vitória (ES), foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada. Seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado e os seus agressores nunca foram punidos. Com a repercussão do caso, e forte mobilização do movimento em defesa dos direitos das crianças e adolescentes, 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Desde então, esse se tornou o dia para que a população brasileira se una e se manifeste contra esse tipo de violência.
     
    O que é violência sexual?
    É a situação em que a criança ou o adolescente é usado para o prazer sexual de uma pessoa mais velha. Ou seja, qualquer ação de interesse sexual, consumado ou não. É uma violação dos direitos sexuais das crianças e adolescentes, porque abusa ou explora do corpo e da sexualidade, seja pela força ou outra forma de coerção, ao envolver crianças e adolescentes em atividades sexuais impróprias à sua idade, ou ao seu desenvolvimento físico, psicológico e social.
     
    Abuso x Exploração
    A violência sexual pode ocorrer de duas formas distintas. Abuso sexual é qualquer forma de contato e interação sexual entre um adulto e uma criança ou adolescente, em que o adulto, que possui uma posição de autoridade ou poder, utiliza-se dessa condição para sua própria estimulação sexual, da criança ou adolescente, ou ainda de terceiros, podendo ocorrer com ou sem contato físico. Já a exploração se caracteriza pela utilização sexual de crianças e adolescentes com a intenção de lucro, seja financeiro ou de qualquer outra espécie. São quatro formas em que ocorre a exploração sexual: em redes de prostituição, pornografia, redes de tráfico e turismo sexual.
     
    Prevenção
    A melhor maneira de se combater a violência sexual contra crianças e adolescentes é a prevenção. É necessário um trabalho informativo junto aos pais e responsáveis, a sensibilização da população em geral, e dos profissionais das áreas de educação e jurídica, com a identificação de crianças e adolescentes em situação de risco, e o acompanhamento da vítima e do agressor.
  • 23/04/2019 - Prefeitura está realizando limpeza , roçagem de vicinal e praças do município.

    Prefeitura está realizando limpeza , roçagem de vicinal e praças do município. A Secretaria Obras e Urbanismo , está promovendo de maneira contínua a manutenção de trevos, vicinais e praças do município. O coordenador de obras e urbanismo, Gilvan de Jesus Santos, afirma que têm se empenhado em manter a cidade limpa, entretanto, a preservação depende também do apoio da população. “Diariamente recebemos reclamações sobre o descarte de lixo de maneira irregular, Estamos realizando nosso trabalho ininterruptamente, mas para que a cidade permaneça limpa, precisamos da colaboração de todos os munícipes”, orienta Neno. É proibido o despejo ou depósito, por qualquer meio ou motivo, de lixo ou entulho nas estradas vicinais, estradas municipais e terrenos baldios no município, para que o meio ambiente e a higiene pública sejam preservados. “Existem placas de sinalização informando que o destarte de lixo é proibido nestas áreas. Em alguns locais, existem ainda lixeiras próprias para esta finalidade”, ressalta o coordenador. Os moradores podem colaborar com a preservação ambiental do município, evitando o descarte incorreto de matériais. Vale ressaltar ainda, que estamos realizando uma limpeza geral.Quem que for flagrado jogando lixo em locais impróprios será notificado e multado.