Fundo Social de Solidariedade e Prefeitura Municipal realizou evento em Comemoração ao Dia Internacional da Mulher .
No dia 9 de março, sexta-feira, o Fundo Social de Solidariedade de Icém homenageou as mulheres do município por ocasião do Dia Internacional da Mulher ocorrido no último dia 8 de março. O evento foi realizado no CRETI e contou com a presença da Prefeita Lourdes, de Diretores , Membros do Fundo Social e Vereadores: Marcos Silveira e Luzia Martins Malheiro. E claro: de muitas mulheres do município.  Foi uma grande festa e contou com show de Danny Paiva & Regiane e sorteios de vários brindes  . A homenagem reforçou o lugar de igualdade da mulher na sociedade. O evento realizado pelo Fundo Social em conjunto com a Prefeitura Municipal faz referência à mulher icemense; quis lembrá-la do papel que nos orgulha muito. Por isso, durante a cerimônia, uma personagem importante na conquista de espaço para as mulheres na cidade foi homenageada: Maria Francisca dos Santos Dias. Nascida em 21 de fevereiro de 1944, em São José dos Espinharas da Paraíba, Maria Francisca dos Santos Dias, conhecida como Tia Chica, é uma mulher exemplar. Casada com José dos Santos Dias, mãe de Fabiano, vó de Eduardo, Lavínia e Vanessa, ela decidiu deixar o município de Ilha Solteira (SP), e mudou – se para Icém (SP), onde já reside há 64 anos com sua família. Determinada e guerreira, ela trabalhou como doméstica, passadeira de roupa, na roça e como costureira. Graças a sua dedicação e determinação, logo conseguiu comprar a sua casa própria. Sua vontade de viver aliada à sua fé em Deus e Nossa Senhora Aparecida, fez com que vencesse um câncer. Os dias foram se passando e Tia Chica, resolveu ter seu próprio negócio, inaugurando a sua primeira lanchonete, no popular Sobrado, em Icém, onde trabalhou com o seu marido, filho e neta. O codinome – Tia Chica, o qual ela tem muito orgulho, foi protagonizado no primeiro letreiro de seu novo negócio, pelos funcionários da Coca Cola, que na época foram responsáveis pela criação da fachada de sua lanchonete. A partir deste momento, todos começaram a chama-la de Tia Chica. Simples e humilde, porém de personalidade única, tia Chica, cita que sua maior felicidade, depois da família, é ter conseguido não apenas seus objetivos de vida, mais de ter conquistado o respeito das pessoas e da cidade que adotou como sua: Icém. Hoje, com 74 anos, e muita disposição, ela continua firme no trabalho, atendendo com o mesmo carisma que iniciou sua vida de comerciante, a todos os seus clientes e amigos. E nada mais justo, que neste dia tão especial para todas as mulheres, seja reconhecido o brilho dela, que sem dúvida deve refletir como exemplo para toda a nossa comunidade, principalmente, porque neste ano, seu empreendimento (lanchonete) estará completando 30 anos. Diante de tamanha virtude de caráter e dedicação, o Fundo Social de Solidariedade, juntamente com todos os voluntários, e a prefeita – Maria de Lourdes Gomes da Silva de Morais estão extremamente honrados, em poder prestar está singela homenagem, a está “Mulher Batalhadora e Guerreira”, que muito nos orgulha de fazer parte dessa grande família icemense. Parabéns Tia Chicha! Que Deus continue lhe abençoando e iluminando seus caminhos.