brasao_cidade_icem

Mudança na Saúde de Icém - SAMU

Em 02/01/2012

Central em Rio Preto vai receber ligações do 192
Desde ontem (02.01), todas as ligações destinadas ao 192 são direcionadas para uma central telefônica em Rio Preto, que é sede regional na área de Saúde. Cada emergência será classificada pelos profissionais baseados naquela cidade. O prefeito de Icém, Samir Vicente de Morais (DEM), assinou convênio com a Prefeitura rio-pretense, no final do ano passado, para possibilitar o funcionamento da nova modalidade de atendimento. Antes da mudança, operavam no município icemense quatro ambulâncias classificadas como básicas e uma UTI móvel. Além disso, a população contava com o Pronto Socorro 24 horas. Com o reforço do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), mais duas ambulâncias e a presença de um segundo médico no PS foram colocados à disposição dos pacientes. Segundo o prefeito, com a USA (Unidade de Suporte Avançado) será possível fazer atendimentos mais complexos, como parto e infarto. “Agora a equipe está completa. Antes era considerada básica, com técnico de enfermagem e socorrista. Desde esta segunda-feira há também enfermeiro e médico na ambulância”, explicou. Samir salientou que “foi feito um grande empenho junto ao governo federal para a melhoria na infraestrutura da saúde”. Ele destacou ainda que o Pronto Socorro de Icém está atendendo em um novo número, o 17 3282-9020.
CONFIRA COMO FUNCIONA O SAMU
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência tem por finalidade prestar socorro à população em casos de emergência. O serviço funciona 24 horas por dia com equipes de profissionais de saúde em atendimento a residências, locais de trabalho e vias públicas. Como acionar o serviço - Por meio de ligação gratuita ao número 192 Como funciona o serviço
- A ligação será atendida por técnicos de regulação que identificam a emergência e, se necessário, transferem a ligação para o médico regulador. Esse profissional é responsável pelo diagnóstico da situação, orientando no mesmo instante o paciente ou pessoa que originou a chamada sobre as primeiras ações a serem desencadeadas.
Ao mesmo tempo, o médico regulador avalia o melhor procedimento para o paciente que pode ser procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência, enviar uma ambulância de suporte básico com enfermeiro e socorrista para o local ou a Unidade de Terapia Móvel (UTI), com médico e enfermeiro nas situações de maior gravidade.
Quando chamar o Samu
- Acidentes com vítimas